Nesta segunda-feira, 15 de setembro, Tubarão celebra o Dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, um feriado municipal que reflete a profunda religiosidade da comunidade, herança deixada pelos colonizadores açorianos. A tradição remonta a cerca de 1820, quando os primeiros moradores ergueram uma pequena capela para abrigar a imagem da santa.
A devoção se fortaleceu com a doação de terras por João Teixeira Nunes para a construção da igreja matriz no final da década de 1820. Em maio de 1836, a criação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Tubarão marcou o início oficial do povoamento da região ao redor da capela.
O crescimento da cidade e da fé levou à construção de um novo templo, iniciado em 1965 e inaugurado em 1971. A atual Catedral onde se tornou um cartão-postal e um símbolo expressivo da devoção dos tubaronenses à sua padroeira. A data é um feriado municipal oficializado pela lei nº 762/77, sancionada pelo então prefeito Paulo Osny May.
Fotos/SulSC
O final de semana foi marcado dez de da última sexta-feira (12), com Missas e shows para os tubaronenses, e se encerra neste domingo (14) com a Missa às 18 horas e após show com Thiago Aguiar e às 21h30 show pirotécnico data dos três dias de festa.
A Prefeitura de Tubarão que em função do feriado municipal, somente os serviços municipais considerados essenciais, como manutenção de semáforos, coleta de lixo, polícia municipal e ambulâncias, serão em funcionamento.