Um salvamento, proveniente de um acidente de trabalho, foi registrado na manhã desta quarta-feira (17), em Sangão. A ação foi realizada pelo efetuado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) de Morro da Fumaça, por volta das 11h10, em uma Cerâmica localizada na Rodovia Dos Imigrantes, no bairro Orvalho.
A guarnição foi acionada pelo Centro de Operações de Bombeiros (Cobom) para atender a ocorrência em que havia um trabalhador preso em maquinário industrial. Os socorristas confirmaram a natureza da ocorrência e identificaram se tratar de um homem, de 39 anos, que recebia os primeiros atendimentos pela equipe do Bombeiro Voluntário de Jaguaruna.
O paciente encontrava-se encarcerado em um triturador de barro, preso pelos membros inferiores e por um dos braços. Na avaliação inicial, constatou-se fraturas expostas com grave laceração em ambos os membros inferiores, na região distal da tíbia e fíbula, além de amputação parcial da mão direita, envolvendo os dedos mínimo e anelar e parte da região palmar.
Durante a operação, a equipe do Saer Sarasul chegou ao local e iniciou intervenção medicamentosa, prestando suporte avançado e estabilização clínica. Devido à complexidade e robustez do maquinário, optou-se pelo desmonte do equipamento para possibilitar o desencarceramento.
Para evitar a queda da vítima, foram aplicadas técnicas de salvamento em altura, com utilização de sistema de redução de força, garantindo a sustentação durante a retirada. Após o desencarceramento, foram prestados os primeiros socorros, com continuidade do atendimento médico pela equipe aeromédica.
