Uma baleia jubarte foi encontrada morta na tarde dessa quarta-feira (24). O mamífero marinho de sete metros estava na praia de Balneário Rincão. A informação é de que uma necropsia deve ser realizada para saber as causas da morte.
A professora da Unesc e coordenadora do Museu de Zoologia de Criciúma, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, explicou que a equipe aguarda alguma instituição que realize necropsia, coletar algum material para que posteriormente a Prefeitura de Balneário Rincão faça o enterramento.
“Esta baleia encontrada morta é um animal juvenil. De qualquer maneira, mesmo sem o laudo de necropsia, a coleta de dados como localização exata do encalhe, condições ambientais, comprimento, estado corporal, registro fotográfico e marcas externas ajudam a entender a ecologia e a saúde populacional da espécie”, afirmou a professora.
Morgana explica que as baleias jubartes são altamente migratórias. Elas se reproduzem ao longo da costa brasileira durante o inverno e primavera, onde criam e amamentam seus filhotes.
Fonte: Engeplus