Alinhar estratégias de cooperação regional e estabelecer uma agenda comum de desenvolvimento. Este foi o motivo da reunião, realizada nesta terça-feira (30), em Pedras Grandes, com o prefeito Agnaldo Filippi, e a prefeita de Urussanga, Stela Talamini. Estiveram presentes também representantes do Governo do Estado, Cláudio Rocha da Casa Civil, além do assessor especial do governador Jorginho Mello, Luiz Carlos Silvino Costa, no intuito de reforçar a importância da articulação entre os municípios e o Estado.
A reunião marcou um passo significativo na unidade dos municípios e na luta integrada por melhorias estruturais e sociais. Entre os temas debatidos estiveram as obras de infraestrutura, com destaque para rodovias estratégicas para a mobilidade e o escoamento da produção como a Rodovia dos Imigrantes Italianos e a dos mineiros , a criação da Rota Turística das Águas Termais, que deve integrar atrativos da região e fortalecer o setor turístico; além da programação cultural e histórica voltada às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, que terão momentos de destaque em 2027, em Azambuja, Pedras Grandes, e 2028, em Urussanga.
Segundo os prefeitos, a união de esforços é fundamental para garantir que as demandas locais ganhem visibilidade e resultem em benefícios concretos para a população. “É um momento histórico de integração entre nossos municípios, que compartilham origens e desafios semelhantes”, destacou o prefeito Agnaldo Filippi. A prefeita Stela Talamini reforçou que trabalhar em conjunto amplia as possibilidades de conquistas e fortalece a identidade cultural da região. “Aqui tudo é muito perto, da Serra ao mar. É possível visitar em um dia. Mas precisamos de mais infraestrutura”, completou a prefeita de Urussanga.
O encontro abre caminho para novas agendas conjuntas e consolida o compromisso de Pedras Grandes e Urussanga em trabalhar lado a lado pelo futuro do Sul de Santa Catarina.