Criciúma conquista a primeira posição no indicador de Acesso à Educação da Região Sul, na sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. Já no cenário nacional, a cidade ocupa a 24ª colocação do indicador. O levantamento é elaborado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP) e avaliou 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, responsáveis por concentrar 60% da população do país.
“Esse resultado é motivo de muito orgulho para Criciúma e representa o reconhecimento de um trabalho contínuo. O levantamento mostra que estamos no caminho certo, investindo em políticas que garantem oportunidades iguais para todas as nossas crianças e jovens. Educação é o maior instrumento de transformação social, e ver nosso município reconhecido por isso reforça nosso compromisso com o futuro da cidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividade dos Municípios é publicado anualmente pelo CLP, com base em uma metodologia internacional e na consulta a especialistas. Neste ano, Criciúma conquistou, também, a 23ª posição nacional geral do ranking, entre as cidades mais competitivas do país, a 8ª colocação entre os estados do Sul do Brasil e o 5° lugar em Santa Catarina.
Composto por 65 indicadores, o levantamento é organizado em 13 pilares temáticos e três dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. Além disso, o ranking evidencia os potenciais de cada município, sendo que entre os pilares estão: qualidade e acesso à saúde, qualidade e acesso à educação, segurança, saneamento básico, sustentabilidade fiscal, inovação e dinamismo econômico.
A análise busca mensurar, de modo comparativo, a capacidade dos municípios de gerar bem-estar social e condições favoráveis para o desenvolvimento econômico sustentável. A proposta é oferecer uma ferramenta de diagnóstico que identifique boas práticas, aponte desafios e apoie a criação de estratégias que fortaleçam a gestão pública e a atração de investimentos.