Neste sábado (11), a circulação marítima perde força, mas mantém maior nebulosidade e condições para chuvas fracas rápidas, especialmente nos extremos do dia, entre o Vale do Itajaí, Grd. Florianópolis e Litoral Norte. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens.
Temperaturas
No amanhecer, as temperaturas ficam mais altas do que nos dias anteriores. À tarde, as temperaturas sobem mais devido ao quadro pré-frontal, ficando próximas dos 31°C/33°C no Oeste. No Litoral Sul, chegam a 28°C/30°C e nas demais regiões variam entre 22°C e 26°C, com valores menores nas áreas serranas.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas, mais intensas de 50 a 70km/h no oeste e sul do estado.
Sistema predominante: alta pressão no litoral Sul do Brasil.
Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical com centro entre a Argentina e o Uruguai, deixa o tempo instável a partir da noite deste sábado (11) e durante o domingo (12) em Santa Catarina, trazendo condições para temporais com chuva pontualmente intensa, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamento e enxurradas pontuais, destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Na noite de sábado (11), os temporais isolados ocorrem preferencilamente no Grande Oeste e podem vir acompanhados de vendavais e eventual queda de granizo.
Já no domingo (12), a chuva ocorre de forma mais ampla no estado, devido ao avanço da frente fria. No oeste a chuva começa na madrugada e avança gradualmente para as demais regiões do estado no decorrer do dia.
Fonte: Defesa Civil – SC/Epagri-Ciram