Famílias lagunenses com ascendência italiana devem ser identificadas para homenagens nos 150 anos da imigração no Sul de SC

Uma pesquisa para identificar famílias lagunenses, com ascendência italiana, é realizada pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita). A ação, que busca identificar as famílias, tem como objetivo de prestar homenagens durante as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, que acontecem em 2027. O estudo conta com o apoio da Prefeitura de Laguna.

As famílias interessadas devem preencher o formulário disponível até quarta-feira (16), para integrar o grupo de homenageados no evento “Noite Italiana”, que será realizado no dia 18 de outubro, a partir das 20h, no Clube Blondin. A noite festiva contará com jantar típico, apresentações culturais, músicas italianas com o Sonora Dueto e homenagens às famílias descendentes de imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento histórico e cultural do município.

A iniciativa faz parte das ações de preparação para o Seminário sobre a Colonização Italiana, que será realizado na mesma ocasião. O evento será gratuito, aberto ao público, reunirá especialistas, autoridades e representantes de municípios de origem italiana, como Nova Veneza, Urussanga e Pedras Grandes.

A programação do seminário inicia às 8h30, com a abertura oficial, e segue durante o dia com palestras, painéis e homenagens. Entre os temas abordados estão: “A história da imigração italiana e sua colonização no Sul de SC”, com Dra. Nelma Baldin; e “A miscigenação de italianos com outras etnias que modificou os costumes, a linguagem e a religião no Sul de SC”, com o escritor Deonísio da Silva.

O evento é promovido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi, com a tutela da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e das prefeituras de Laguna, Nova Veneza, Urussanga e Pedras Grandes. O objetivo é mobilizar comunidades e instituições para celebrar a data, fortalecer a memória coletiva e valorizar o legado dos imigrantes italianos que chegaram à região a partir de 1877. Dessa forma, será possível também deixar um importante legado cultural, social e econômico.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top