Foram anunciadas 120 vagas para bolsas de estudo pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), voltadas às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As bolsas são para cursos de graduação, por meio do programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina.
O anúncio foi feito em uma reunião on-line com a participação de representantes de escolas públicas e das secretarias de assistência social dos municípios da região. Durante o encontro foram apresentados os critérios do programa e esclarecidas dúvidas sobre o processo de inscrição.
“O processo é simples e exige poucos documentos. No entanto, é preciso atender a todos os critérios para validar a inscrição”, explicou o pró-reitor acadêmico, Leonardo de Paula Martins.
Para fazer a inscrição são necessários três critérios: Inscrição no CadÚnico atualizado há pelo menos dois anos; ser natural de Santa Catarina ou morar no Estado há mais de cinco anos; e ter ensino médio completo ou estar concluindo em 2025, em escola pública catarinense.
Segundo o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, esta é uma chance real para quem deseja cursar o ensino superior, mas achava esse sonho distante. “É a oportunidade das pessoas mudarem de realidade e não importa a idade”, frisou.
Inscrições e mutirão
O período de inscrições inicia na próxima segunda-feira, dia 20 de outubro, e segue até 20 de novembro pelo site da instituição no unibave.net. A instituição ainda prepara ações de mutirão nos municípios de abrangência, junto às escolas e secretarias como forma de levar informações dos cursos, detalhar o processo e facilitar o ingresso no ensino superior.