Uma operação de fiscalização, em diversos estados, foi realizada na manhã desta quinta-feira (16), pela Polícia Federal. A ação busca identificar a origem da contaminação de bebidas por metanol. Entre os locais alvos da operação, está um empreendimento em Cocal do Sul, que inicialmente seria suspeito de fabricar bebidas de forma clandestina.
A operação que também é da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Ministério da Agricultura e Pecuária, ocorre simultaneamente em Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além de identificar a origem da contaminação a intenção é confirmar se há relação entre os materiais apreendidos nesta operação e outras amostras já recolhidas pela Polícia Federal e por órgãos como a ANP.
As equipes envolvidas vão verificar a procedência dos materiais apreendidos e coletar amostras para análise no Instituto Nacional de Criminalística (INC). Até a última quarta-feira (15), segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já tinha registrado oito mortes confirmadas por intoxicação das quais seis foram em São Paulo e duas em Pernambuco.
Fonte: NSC Total