O programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/SC será implantada em Laguna a partir deste novo ciclo (2025/2026). Uma apresentação marcou o início da parceria nesta terça-feira (14). A iniciativa busca transformar o ambiente de negócios local, promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda para a população.
Durante a reunião, realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, representantes do Sebrae apresentaram as etapas do programa, que é referência nacional e já conta com 190 cidades parceiras de sucesso em Santa Catarina.
O Cidade Empreendedora tem como foco o desenvolvimento territorial do município e o fortalecimento da economia local, por meio da implantação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. O programa prevê uma série de ações voltadas à simplificação de processos, capacitação de lideranças e incentivo à inovação e ao ambiente de negócios.
Entre as frentes de atuação apresentadas estão: simplificação, com medidas para reduzir a burocracia na abertura, alteração e baixa de empresas, além da automatização de consultas de viabilidade; Lideranças Locais e Governança, com cursos de formação e aprimoramento para agentes de desenvolvimento, estimulando o diálogo entre setor público, empresários e sociedade civil; além de capacitações e encontros de alinhamento, como o Kickoff Meeting, o lançamento oficial do programa e o início das atividades de implantação.
De acordo com o Sebrae, o programa busca desburocratizar o município, promover a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento e fortalecer o papel da gestão pública no incentivo ao empreendedorismo.