O Contraponto, Festival de Cinema Socioambiental, que convida a comunidade a olhar para o planeta com mais atenção e sensibilidade, estará em Tubarão e Laguna na próxima semana, entre segunda (20) e sexta-feira (24). Durante cinco dias, a programação gratuita percorre 14 espaços das cidades e ocupará escolas, ONGs e espaços culturais, com a exibição de 16 filmes que abordam temas como mudanças climáticas, poluição, povos originários, consumo, alienação, diversidade, sustentabilidade e cultura popular.
O festival não é competitivo e propõe um espaço de diálogo e escuta, com rodas de conversa com a presença dos produtores dos audiovisuais, além de oficinas, minicursos e exposição que ampliam a experiência e as reflexões sobre os desafios ambientais e sociais. Todas as exibições contam com sessões inclusivas, com filmes legendados, audiodescrição e tradução em Libras. O propósito da mostra é, sobretudo, democratizar o acesso à cultura e incentivar o pensamento crítico sobre assuntos emergentes para o futuro do planeta.
Trata-se de um encontro entre arte, meio ambiente e educação. “Queremos promover um amplo debate, dialogando com a sociedade sobre temas vitais e urgentes para o nosso mundo, nossa casa. A ideia é formar opinião e inspirar as crianças, alunos, pessoas a refletir sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais sustentável”, destaca a produtora Graciela Simoni. “O festival é uma ponte entre o indivíduo e o coletivo, entre o que somos e o que ainda podemos ser”, finaliza.
O “Contraponto – Festival de Cinema Socioambiental” nesta edição é realizado por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, e conta com a parceria das secretarias de Educação de Laguna e Tubarão, da Fundação Lagunense de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura de Tubarão e das APAEs de: Laguna, Capivari ,Gravatal, Jaguaruna,Treze de Maio e Tubarão.
As instituições escolares integram a programação com os alunos e professores, enquanto parceiros locais participam levando espectadores às outras sessões. É o caso das Apaes, que vão assistir aos filmes no Cine Mussi. Os lugares em que haverá amostra são: Cine Mussi, EEB José Maurício, EEB Ana Godim, Fundação Hermon, Caic Laguna, CEI Pequeno Cisne, Ceres – Udesc, Livraria Coruja Buraqueira, Arena Multiuso Tubarão, Atidev, Ceja Laguna, Acustra, Arena Multiuso Tubarão e Fundação Irmã Vera.
Filmes
Entre os destaques da mostra estão “A Menina e o Mar”, de Gabriel Melin; “Terra Vista”, de Noa Cykman e Pedro Stropasolas; e “Boto”, de Srael Libertu Andrade. A lista completa de filmes pode ser conferida abaixo:
Lua dos beijos silentes 15’ 2025 Direção:MIka Queiroz
O Malabarista 11′ 2020 Direção: Iuri Moreno
Elevador Espacial 2’11” 2025 Direção: Cátia Cernov e Claudia Aguiyrre
Alma de Graveto 8’51” 2024 Direção: Marcos Faria
A menina e o pote 12′ 2024 Direção: Valentina Homem e Tati Bond
Pioinc 17’ 2024 Direção: Alex Ribondi e Ricardo Makoto
Ilha do ferro – a arte do imaginário 12′ 2024 Direção: Guilherme Bacalhao
Boto 7′ 2025 Direção: SRael Libertu Andrade
Solidão coletiva 6′ 2025 Direção: Gustavo Campos
No meio do ambiente 4′ 2025 Direção: Mozart Albuquerque
A menina e o mar 18′ 2023 Direção: Gabriel Melin
Água Rasa 19´ 2023 Direção: Dani Drummond
Terra Vista 19′ 2024 Direção: Noa Cykman e Pedro Stropasolas
Dependência ou ser Forte 13′ 2025 Direção: Gustavo Costa Albino
Trapiche 15′ 2025 Direção: SRael Libertu Andrade
Nós estávamos ali 36′ 2024 Direção: Sergio Mercurio