Uma massa de ar frio e seco de origem polar derrubou as temperaturas em Santa Catarina nesta segunda-feira (20), o que proporcionou um amanhecer gelado em diversas regiões do Estado. Segundo a Epagri/Ciram, Urupema, na Serra, registrou -1,58°C por volta das 6h — a menor temperatura do dia. Em Urubici, os termômetros marcaram 1,2°C, e em São Joaquim, 2,39°C. Já em Florianópolis, a mínima foi de 13°C.
Para o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri, o frio nesta época do ano é incomum, mas ainda pode ocorrer em ondas curtas. “Nesta época do ano, ainda é comum ter esse tipo de massa, não tão intensa. Rapidamente ela perde força, mas vai continuar predominando nesses próximos dias”, afirmou.
Apesar das baixas temperaturas, o tempo permanece firme em praticamente todo o Estado. De acordo com a Defesa Civil, um sistema de alta pressão sobre o oceano mantém o predomínio do sol e impede a formação de chuva significativa até sexta-feira (24).
As áreas litorâneas, especialmente entre a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o Vale do Itajaí, podem ter chuvas fracas e passageiras nos períodos da manhã e da noite devido à circulação marítima. Os ventos de nordeste devem se intensificar entre terça (21) e sexta-feira (24), com rajadas de até 65 km/h e ondas de até 3 metros no Litoral Sul.
As mínimas devem continuar abaixo de 10°C em boa parte de Santa Catarina até sexta-feira.O tempo só deve mudar no fim de semana, com a chegada de uma nova frente fria entre a noite de sábado (25) e segunda-feira (27).
Na Serra, os termômetros podem chegar a 2,2°C nesta terça (21). Depois disso, as temperaturas voltam a subir gradualmente, marcando o fim do frio intenso da primavera.
Fonte: Sulinfoco