A Celesc segue expandindo a infraestrutura de mobilidade elétrica em Santa Catarina e consolidando o Estado como referência nacional em sustentabilidade. Nas últimas semanas, novas estações de recarga de veículos elétricos foram instaladas em cidades estratégicas como Rio do Sul, Chapecó, Tubarão, Orleans, Mafra, Videira, São Joaquim, Urubici, Santa Cecília e Urupema. E novas instalações em outras regiões já estão sendo planejadas.
Com as novas estruturas, o Corredor Elétrico da Celesc passou a contar com 39 eletropostos em operação, distribuídos em 28 municípios. A meta é ainda mais ousada: interligar 100 cidades com distâncias de até 50 km entre os pontos de recarga, criando uma malha contínua de mobilidade limpa e impulsionando também o turismo sustentável.
Desenvolvido pela Celesc em parceria com a Fundação CERTI, o Corredor é um dos maiores do Brasil.
O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANEEL. O código do projeto mais recente é 05697-0622/2022.
Infraestrutura que gera desenvolvimento e Turismo Verde
O projeto tem se fortalecido com parcerias entre Celesc, prefeituras e o setor privado. As estações são instaladas em locais estratégicos — praças, parques, centros de atendimento ao turista, shoppings, hotéis, restaurantes e postos de combustíveis. Isso impulsiona a economia local, cria rotas de turismo de baixa emissão de carbono e fortalece o conceito de Turismo Verde em Santa Catarina.

Foto: Celesc/Divulgação/SulSC
Impacto ambiental positivo
Desde 2015, quando o projeto teve início, o Corredor Elétrico já registrou:
• Cerca de 80 mil recargas realizadas;
• 1,1 milhão de kWh fornecidos;
• 900 toneladas de CO₂ evitadas, o equivalente a:
• 6 mil árvores plantadas;
• 180 campos de futebol cobertos de verde;
• Energia para abastecer 5 mil residências por um mês;
• 150 voltas ao redor da Terra com zero emissão de poluentes.










