Segundo dados da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão, choveu mais de 150 mm, com registros de 163 mm em alguns pontos. Devido a essa quantidade exagerada, alguns alagamentos aconteceram na cidade, em alguns bairros. Apesar do transtorno, as águas escoam de forma rápida.
Quanto ao nível do Rio Tubarão, houve o registro de subida, com a lâmina chegando a pouco mais de três metros. É provável que o rio siga subindo, porém em ritmo bem mais lento, em razão dos rios que o alimentam em localidades vizinhas, como Pedras Grandes, Braço do Norte e São Martinho, onde as águas dos respectivos rios já se estabilizaram, mas essas águas ainda chegarão a Tubarão.

PMT/Divulgação/SulSC
“Diante disso, a gente continuará monitorando o rio, mas as previsões indicam que a chuva deve diminuir e o rio, se subir, será muito pouco, devendo se estabilizar”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques.
Existe ainda, em virtude da quantidade de chuva registrada, a preocupação com deslizamentos em morros, uma vez que os taludes podem ter se desestabilizado. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas, e se eventualmente virem postes, muros, cercas levemente inclinados, que se afastem, pois isso mostra que a terra pode ter se movimentado”, alerta ainda o secretário.
Em caso de emergências, o telefone da Defesa Civil é o 199.
Fonte/PMT










