Operação Virtude: quase 400 mil pessoas são alcançadas em ações de conscientização e 71 prisões são efetuadas em flagrante

O resultado da Operação Virtude foi divulgado nesta terça-feira (4) pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A iniciativa voltada a intensificar as ações de combate à violência contra pessoas idosas, que se destaca pelo seu alcance e eficácia, apresentou quase 400 mil pessoas alcançadas em ações de conscientização e 71 prisões em flagrante.

A operação, realizada durante todo o mês de outubro, contemplou 62 ações de panfletagem, 140 ações em mídia digital, 141 palestras e também visitas a idosos. Essas atividades foram fundamentais para a disseminação de informações e a conscientização da população sobre os direitos da pessoa idosa e os meios de denunciar abusos e violências.

Foram quase 400 mil pessoas alcançadas nas diversas ações realizadas, que incluíram também o atendimento direto às vítimas de violência contra idosos, totalizando mais de 600 pessoas atendidas e 18 resgatadas em situação de risco.

A Operação Virtude também resultou em ações concretas contra os agressores, com o registro de 381 boletins de ocorrência. Além disso, 20 pessoas foram presas com mandado de prisão em aberto, e 302 medidas protetivas de urgência foram expedidas para proteger as vítimas e prevenir novos episódios de violência.

O ponto alto da operação ocorreu em 22 de outubro, conhecido como “Dia D”, data simbólica dedicada ao enfrentamento desse tipo de violência, que contou com a participação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Científica de Santa Catarina (PCSC) e Polícia Penal de Santa Catarina (PPSC), em uma ação conjunta no município de Joinville.

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Emerson Fernandes, “nossa missão vai além do combate ao crime. Esta operação reflete a nossa responsabilidade social em proteger quem mais precisa. A dignidade dos nossos idosos é inegociável. É nosso dever garantir que eles vivam em um ambiente seguro, livre de ameaças. A Polícia Militar estará sempre próxima do cidadão, agindo com inteligência e acolhimento”.

As denúncias podem ser realizadas por meio do Disque 100, pelo 190, pelo aplicativo PMSC Cidadão, ou junto ao Conselho do Idoso e/ou à Secretaria de Assistência Social de cada município.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top