Nesta sexta-feira (07), a intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera dará origem a uma frente fria e a um Ciclone Extratropical, alterando as condições de tempo e favorecendo a ocorrência de temporais com raios, vendavais, chuva intensa e granizo, oferecendo risco alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.
As instabilidades atuam principalmente nas áreas de divisa com o RS pela manhã, mas passam a se intensificar entre a tarde e à noite quando o risco para temporais aumenta em todas as regiões, especialmente entre o Grande Oeste e o norte do estado.
Temperaturas
As temperaturas diminui devido a coberturas de nuvens de chuva.


Ventos: nordeste se intensificam no Litoral Sul no final do dia com rajadas próximas dos 80 km/h na costa.
Sistema predominante: formação de uma intensa frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical próximo à costa do RS.
Condições marítimas
O mar fica agitado com ondas entre 1,5 m e 2,5 m e picos de até 3 m no Sul, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas.
Amanhã sábado (08), o tempo será de muitas nuvens e condição de chuva em boa parte do estado, devido a umidade associada ao ciclone próximo da costa de SC, afastando-se no decorrer do dia. Ocorrem aberturas de sol, especialmente no oeste e norte de SC. Temperaturas mais baixa ao amanhecer, com maior elevação durante o dia na Grande Florianópolis e norte do estado, e mais amena nas demais regiões.
Ventos: nordeste a sul, moderado, com rajadas intensas no leste do estado de 60 a 90km/h.
Fonte: Defesa Civil – SC/Epagri – Ciram











