As unidades consumidoras em inadimplência com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) poderão sofrer com corte de energia elétrica na Grande Florianópolis. Segundo a companhia, a meta é realizar mil cortes por dia e totalizar 26 mil ações.
A ação será realizada a partir desta segunda-feira (24) até 19 de dezembro, com os consumidores que tem faturas vencidas e que já receberam o reaviso de pagamento. Todos os cortes serão avisados previamente na fatura do mês e no e-mail cadastrado.
Para regularizar o pagamento e evitar o corte de energia elétrica, a Celesc recomenda que os débitos pendentes sejam pagos o quanto antes. Leandro Seemann, gerente regional da Celesc de Florianópolis, aponta que a ação é necessária para manter a operação do sistema por meio de um procedimento técnico.
“O consumidor recebe o aviso com antecedência e tem canais amplos para quitar a fatura. A orientação é pagar pelos canais oficiais e solicitar a religação imediatamente após o pagamento”, afirma. Caso o corte de energia elétrica seja efetivado, a religação só ocorrerá após a solicitação do cliente e a comprovação do pagamento das faturas.
A companhia estabelece diferentes pontos para a regularização de débitos em canais que permitem o pagamento até sem sair de casa:
- App Celesc: Pagamento via Pix, cartão (quando disponível), emissão de segunda via e parcelamento.
- Agência Web: Pagamento via Pix, emissão de segunda via e parcelamento.
- WhatsApp Celesc: (48) 99860-0067 – emissão de segunda via.
- Bancos e lotéricas: Pagamento presencial ou digital.
- Totens de autoatendimento da Celesc: Pagamento com cartão ou Pix.
- Como solicitar religação de energia elétrica da Celesc
Após regularizar o pagamento, o consumidor deverá entrar em contato com a Celesc para solicitar a religação do serviço. Além do aplicativo oficial da companhia, outros meios possibilitam o pedido como: App Celesc, Agência Web, Totens de autoatendimento e o 0800 048 0120 (antes de ligar, enviar e-mail com os comprovantes para comprovante@celesc.com.br, colocando no título a palavra religação e o número da unidade consumidora).
A companhia estabelece o prazo de 24 horas úteis nas áreas urbanas e 48 horas nas rurais. Os prazos consideram o momento dos pedidos: aqueles feitos entre 8h e 18h têm o prazo contado imediatamente. Já os realizados em fins de semana, feriados e após o horário limite passam a contar no próximo dia útil, a partir das 8h.

Fonte: ND+











