O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade nº 3 com as informações referentes à semana de 24 a 28 de novembro. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 180 estão próprios para banho, o que representa 75,63%. Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 63 estão adequados para banho, o que equivale a 72,41%.
Todas as informações e considerações técnicas do relatório podem ser conferidas na íntegra por meio deste link. No site as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar os relatórios emitidos, bem como, o resultado mais atualizado da propriedade de cada ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu ‘histórico’.
Vale ressalta que o Programa de Monitoramento da Balneabilidade é regulamentado pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, baseado na concentração da bactéria Escherichia coli.
A água é considerada própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Além disso, é considerada imprópria, quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas de maior intensidade, bem como, nas áreas próximas à saída de canais ou galerias de águas pluviais. Isso porque a água da chuva pode arrastar materiais contaminados, comprometendo a qualidade da água para banho.
Cronograma
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto, bem como, as datas de publicação dos relatórios.
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Caso a sexta-feira coincida com feriado, a publicação é antecipada. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.












