Um novo levantamento do IPC Pesquisas, com dados colhidos no início de dezembro de 2025, traça o panorama da disputa pelo Governo de Santa Catarina (SC) para as eleições de 2026. A pesquisa indica que o governador Jorginho Mello (PL) é o favorito natural ao pleito de reeleição, mantendo a dianteira tanto na pesquisa espontânea quanto nos cenários estimulados.
O cenário, no entanto, aponta para uma disputa ainda em aberto, com uma parcela significativa de eleitores a ser conquistada pelos candidatos.
1 – Pesquisa Espontânea: Favoritismo e Indecisão
Na modalidade espontânea, onde nenhum nome é apresentado ao entrevistado, Jorginho Mello lidera com 36,2% das menções. Apesar da liderança, o percentual é visto com ressalvas, dada a alta visibilidade do governador.
Destaque: O alto índice de “Não sabe” (32,2%) é o maior percentual, evidenciando que a disputa tem uma grande margem de eleitores ainda indecisos, o que mantém o processo eleitoral em aberto.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), surge como o segundo nome mais lembrado, com 16,6%. Nomes tradicionais da política catarinense também são citados, mas com percentuais baixos:
Na estimulada: Jorginho Mello PL (36,2%), João Rodrigues PSD (16,6%), Adriano Silva Partido Novo (3,8%), Décio Lima PT (3,0%) e Afrânio Boppré PSOL (2,7%), já Não Sabe (32,2%)| e não votaria em Nenhum (0,9%).
2. Cenários Estimulados: Vantagem Consolidada
Nos três cenários estimulados, onde são apresentados os nomes dos possíveis candidatos, Jorginho Mello consolida sua vantagem, flertando com a marca de 50% dos votos válidos. João Rodrigues se firma como o principal adversário de centro-direita, e Décio Lima mantém a base do Partido dos Trabalhadores (PT).
Cenário 1 – Disputa com 4 Nomes:
Jorginho atinge 46,7%, seguido por João Rodrigues (26,5%) e Décio Lima (10,8%), em seguida vem Adriano Silva do Partido Novo aparecendo com (8,1%), não sabem (4,9%) e não votariam em nenhum (3,1%).
Cenário 2 – estimulados com a inclusão de Afrânio Boppré PSOL, não altera significativamente a dinâmica:
Jorginho Mello ( 48,6%), João Rodrigues (27,9%), Décio Lima (11,1%) e Afrânio Boppré (3,7%)
Cenário 3 – Três Principais Adversários
Neste cenário mais enxuto, Jorginho Mello praticamente mantém a mesma força, Jorginho Mello (48,9%), João Rodrigues (29,7%) e
Décio Lima (12,7%).
Análise: Nos cenários 2 e 3, Jorginho Mello PL se aproxima da marca de 50%, enquanto João Rodrigues PSD, com 29,7% no Cenário 3, demonstra a capacidade de polarizar a disputa, principalmente com a migração de votos de outros candidatos. Décio Lima, por sua vez, mantém seu patamar.
Ficha Técnica da Pesquisa
Instituto: IPC Pesquisas.
Período de Coleta: 1º a 6 de dezembro de 2025.
Amostra: 1.750 entrevistas.
Margem de Erro: 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nível de Confiança: 95%.
Créditos reportagem: SC em Pauta, Marcelo Lula.
As charges mais hilárias do cotidiano e do meio político você encontra no SulSC.














