No sábado (13), o sol aparece em meio a variação de nuvens em todas as regiões do estado. A partir do final da manhã, o calor combinado a umidade disponível favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados, com raios, rajadas de vento e não se descarta eventual queda de granizo.
Temperaturas
As temperaturas seguem altas com sensação de ar abafado. À tarde as máximas variam entre 26 e 30°C no Grande Oeste e Litoral e de 23 a 25°C nas demais regiões. O vento varia de nordeste a leste, com fraca intensidade e com rajadas mais intensas (entre 40 e 50km/h) nas áreas altas. Mar pouco agitado em todo Litoral.


Ventos: nordeste a noroeste, com variação para sudeste, fraco a moderado, com rajadas se associados a temporais.
Sistema predominante: baixa pressão próxima do Litoral Norte de SC.
Entre as tardes e noites deste domingo (14) e da segunda-feira (15), o calor e a umidade, somados ao processo de formação de uma nova frente fria, favorecem o desenvolvimento de temporais em toda Santa Catarina. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.

No domingo, os temporais ocorrem de forma isolada, principalmente por conta do calor, especialmente no Extremo Oeste, nas áreas de divisa com o PR e no Litoral catarinense, onde as temperaturas chegam aos 30°C. As pancadas de chuva vem acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Já na segunda-feira, as temperaturas sobem ainda mais e passam dos 30°C em todas as regiões do estado, podendo chegar até os 35°C em áreas do Litoral e Vale do Itajaí. Todo esse calor, somado ao aumento da umidade e a intensificação do centro de baixa pressão associado a frente fria, favorecem o desenvolvimento de temporais em todo o estado, acompanhados por raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Começando entre o final da manhã e início da tarde no Oeste e áreas de divisa com o RS e avançando para as demais regiões no decorrer da tarde/noite.

Fontes: Defesa Civil SC/Epagri-Ciram










