Sendo o primeiro ciclone extratropical de 2026, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite um alerta vermelho de “Grande Perigo” para o oeste do RS, com chuvas acima de 100 mm/dia e ventos de 100 km/h. As observações, originadas entre Argentina e Uruguai, relativas à Região Sul , com riscos de danos e recomendações para desligar aparelhos elétricos. Já em toda Santa Catarina o tempo fica instável neste sábado (10), com condições para chuva a qualquer hora, devido à atuação de um Ciclone Extratropical que se desloca em direção ao mar. Há condições para temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo, chuva intensa e condições para tempestades diversas de maneira localizada, principalmente a partir da tarde. O risco é alto de ocorrências associadas a alagamentos, enxarradas, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Temperaturas
As temperaturas máximas, à tarde, ultrapassaram os 35 °C no Litoral Sul, variação entre 20 °C e 28 °C nos Planaltos e no Alto Vale do Itajaí e ficam entre 25 °C e 30 °C no Grande Oeste.


Ventos: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas às trovoadas.
Sistema predominante : frente fria associado a um ciclone extratropical sobre o Uruguai.
A secretaria da Defesa Civil do estado publicou agora às 07h02 – TEMPORES ISOLADOS com RAIOS, RAJADAS DE VENTO e ALAGAMENTOS pontuais para os municípios de Araquari, Armazém, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Camboriú, Florianópolis, Garopaba, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Penha, Porto Belo, São Bonifácio, São Francisco do Sul, São José e Tijucas nas próximas 3 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

Amanhã domingo (11), pancadas de chuva durante a tarde e noite no Estado, com trovoadas e risco de temporais localizados. As temperaturas continuam em altas, com máximas de 30°C a 33°C, com ventos de nordeste a noroeste, fracos a moderados com rajadas associadas às trovoadas.
Fontes: Defesa Civil-SC/Epagri-Ciram













