Com as festividades do feriado de Carnaval, além do movimento intenso, é comum os motoristas terem como rumores de festas e comemorações, o que leva muitas vezes ao consumo de bebidas selecionadas. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, a ViaCosteira, uma empresa Motiva, reforça a importância de os motoristas não combinarem bebida e direção. Além de serem sujeitos a multa e apreensão da carteira de habilitação, a condução sob efeito de álcool compromete a percepção e os reflexos do motorista.


No período de Carnaval, a ViaCosteira tem a expectativa de que mais de 1 milhão de veículos circulem pelo trecho entre Paulo Lopes e Passo de Torres, região que realiza muitas festas nesta época. A recomendação é que quem para comemorar combine carona ou utilize transporte compartilhado, pois qualquer dose de álcool exige o equilíbrio e os reflexos.
Mesmo pequenas quantidades afetam a atenção e o ritmo de ocorrência ao volante. Mesmo pequenas quantidades afetam a atenção e o ritmo de ocorrência ao volante. “Beber e dirigir é uma combinação perigosa e os motoristas precisam tomar consciência que não é possível conciliar os dois. Ao ingerir qualquer quantidade de álcool, perde-se a capacidade dos atos, causando muitas vezes, acidentes que poderiam ser evitados ”, comenta o gerente de operações da ViaCosteira, Joelson Ferreira.
Para conscientizar sobre os perigos da educação bebida e direção durante os dias de folia, a inspeção realizada ontem sábado (14) no Posto Sorocaba em Paulo Lopes (SC), uma ação educativa que demonstra o quanto um motorista embriagado é um perigo não só para ele, como todos para que utilizam as rodovias.
A atividade foi realizada com um óculos simulador de embriaguez. O objetivo foi demonstrar aos motoristas através de um circuito, como uma bebida alcoólica afetando as percepções de distância, profundidade e velocidade. A dinâmica trouxe ao participante as mesmas sensações que ele tem ao ingerir três doses de whisky ou três garrafas de cerveja ou ainda quatro taças de vinho.

Suporte 24 horas
A ViaCosteira destaca os clientes que podem contar com apoio 24 horas por dia nas estradas para solicitação de socorro médico, mecânico ou qualquer outra emergência. O atendimento é feito pelo telefone 0800-255-5550, ou pelo WhatsApp pelo número (48) 3211-3130.
Fonte e Foto/Assessoria de Comunicação








