Professores da rede estadual de ensino receberão formação em educação ambiental nas escolas

Pela primeira vez na história da rede estadual de ensino de Santa Catarina, a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) vai integrar o ciclo de formação de professores. A iniciativa começa a ser implementada já no ano letivo de 2026, marcando um avanço significativo na consolidação da política de educação ambiental no Estado. A proposta prevê uma abordagem estruturada, participativa e de acordo com a realidade de cada escola.

A realização é da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA – SC), com apoio da SEMAE, por meio da Assessoria de Educação Ambiental (ASSEDAM), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED).

Neste primeiro semestre, a política começa a ser concretizada, a partir da Formação Continuada para professores da rede estadual, oportunidade em que os docentes receberão uma proposta-base, para iniciar as atividades de educação ambiental. Entre as metodologias sugeridas estão a Observação Participativa do Ambiente (OPA), o Mapa Falante ou Cartografia Afetiva e a Árvore dos Sonhos, que fundamentam a proposta pedagógica da iniciativa.

Em paralelo, ainda no primeiro semestre, será encaminhado às unidades escolares um formulário que fornecerá dados para um futuro mapeamento do contexto de cada instituição, para que sejam identificadas seus principais problemas ambientais, potencialidades e necessidades para o desenvolvimento das ações de educação ambiental nas escolas estaduais a partir do segundo semestre de 2026.

O diagnóstico deverá ser construído de forma articulada, envolvendo estudantes, professores, equipes gestoras, comunidade escolar e grêmios estudantis, garantindo a escuta de diferentes perspectivas sobre o território e a área de influência da escola. O material produzido pelas escolas será sistematizado e, a partir dessas contribuições, a CIEA conduzirá a segunda fase do projeto, com a definição mais precisa dos conteúdos de educação ambiental a serem ofertados no segundo semestre com temas relacionados à separação de resíduos, cultura oceânica, entre outros temas.

A iniciativa vai impactar mais de 500 mil alunos de mais de mil escolas estaduais.

Para atender a essa necessidade, será criado um ambiente digital compartilhado, reunindo exemplos de boas práticas, materiais didáticos, conteúdos teóricos e propostas de atividades, permitindo que as instituições e escolas compartilhem materiais já existentes e experiências exitosas. As escolas terão acesso direto a esse acervo, que poderá ser adaptado conforme a realidade de cada território.

A educação ambiental em Santa Catarina

A educação ambiental em Santa Catarina é conduzida de forma integrada pela SED, responsável pela educação ambiental formal realizada nas escolas, e pela SEMAE, responsável pela educação ambiental não-formal. A articulação, elaboração e implementação dessas políticas contam com o apoio da CIEA – SC, formada por 28 instituições, sendo 14 governamentais e 14 não-governamentais.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top