Mais de 4 mil pessoas são esperadas na festa junina da comunidade Santo Antônio de Pádua. A comemoração inicia nesta quinta-feira (13), dia do padroeiro. A programação conta com apresentações culturais, música ao vivo, recreação infantil, almoço festivo, missas, procissão, e movimento de barracas com quitutes típicos da época.
Cerca de 100 voluntários estão engajados na organização do evento, , considerado um dos mais tradicionais de Tubarão que vai até domingo (16) e acontece na praça da igreja Santo Antônio de Pádua. Neste ano, a festividade busca arrecadar recursos para viabilizar a reforma do salão da igreja, onde são realizados eventos sociais, reuniões, atividades físicas, sendo ainda um ponto de encontro de grupos de idosos e atividades religiosas.
“Há dois anos nós estamos fazendo eventos para formar uma reserva financeira e viabilizar a obra. O resultado financeiro da festa vem para complementar e tornar esse sonho possível”, explica o coordenador do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), Hermínio Machado.
Devoção e fé
A festa de Santo Antônio de Pádua é uma manifestação de fé ao Santo Casamenteiro, que acontece há 40 anos na Cidade Azul. Além do caráter religioso, a festança também é uma confraternização entre diversas famílias tubaronenses. “Santo Antônio é um exemplo inspirador pela simplicidade como levou sua vida. A festa é um estímulo para os fieis que manifestam a fé no padroeiro e também um espaço, um encontro de integração e alegria”, afirma o pároco, Pe. Eduardo Rocha.
Gastronomia
Entre quitutes e pratos típicos, a gastronomia da festa junina ganha destaque com opções de dar água na boca. Tem o tradicional almoço festivo, pinhão, quentão, canja, cachorro quente,espetinho, milho cozido, roleta de frangos, amendoim, canjica, além de doces como maçã do amor, algodão-doce, cocada e muito mais. Tudo feito de forma artesanal e solidária, pelas mãos de voluntárias. No cardápio de bebidas, tem quentão, sucos, refri, cervejas e chocolate quente.
Atrações
A programação contempla todos os gostos e idades nos quatro dias de evento. Na quinta-feira (13), tem apresentação da Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus e show de Jean Freitas com o melhor do sertanejo e da música popular brasileira. Na sexta (14), é a vez do protagonismo da garotada. Diversas famílias terão a oportunidade de ver os filhos nas apresentações das turmas do Centro de Educação Infantil Lar da Menina. Para fechar a noite, show com a dupla Kauan e Alieu.
No sábado (15), o 9º Grupo Escoteiro Tubarão mostrará atividades de integração em um espetáculo à parte. Depois é a vez do Grupo Cilada trazer o pagode e o samba no pé para ninguém ficar parado. E no domingo (16), tem o almoço drive thru e a Tarde de Talentos com apresentações do Ágape Estúdio de Dança, da Gym Class Escola de Ginástica, do Instituto Pró Música, da Banda Marcial do Colégio Coração Feliz, bingão e música ao vivo com Thiago Aguiar. Todos os dias também contam com missas. Veja abaixo o cronograma.