Corpo de Bombeiros do Estado emiti nota sobre incêndio ocorrido em industria química em Criciúma

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina emitiu nota referente ao incêndio na indústria química no início da tarde desta terça-feira (17), no bairro Próspera, na cidade de Criciúma. Por se tratar de um incêndio de grandes proporções, foram acionados recursos adicionais do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, apoiando as cidades de Araranguá, Forquilhinha, Içara e Morro da Fumaça. Também foi solicitado reforço do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Tubarão. A operação contou com o suporte da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda de Trânsito Municipal, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Prefeitura Municipal de Criciúma e Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A princípio, a empresa estava realizando o transbordo do material tolueno, quando houve um vazamento do produto e um faiscamento, dando início ao incêndio em uma área de 200 m² que foi totalmente consumida pelas chamas. Foi verificado que o material químico pertencente à empresa (tolueno, acetato de etila, acetona vertical, metiletilcetona e acetato de vinila) havia avançado pelo sistema pluvial/esgoto da área atingida, sendo necessária a evacuação do perímetro (500 m) para garantir a segurança da população e o término dos trabalhos.

Para conter o avanço do material incandescente na rede pluvial, foi utilizado LGE (Líquido Gerador de Espuma) na canalização. Ao todo, a operação contou com mais de 40 bombeiros, 6 caminhões de combate a incêndio, 2 ambulâncias e 3 caminhonetes 4×4 para apoio logístico. Foram gastos aproximadamente 130 mil litros de água e 500 litros de LGE (Líquido Gerador de Espuma). A operação se estendeu até as 19h30, onde foram verificadas as edificações da circunscrição com aparelho de detecção de gases para garantir a segurança e circulação no perímetro. Informa-se ainda que a perícia será realizada nesta quarta-feira (18) a partir das 10h.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top