Homenagear os ex-voluntários e aqueles que seguem como voluntários do grupo de idosos de Capivari de Baixo foi o motivo da solenidade que ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade, nesta terça-feira (1º). O evento contou com a presença dos homenageados, familiares, autoridades e amigos.
A emoção tomou conta do local quando foi citado o nome dos 20 homenageados. Foi destacado que o grupo dos idosos surgiu há pouco mais de 30 anos, e as atividades foram iniciadas no Centro Social Padre Hilário Puziski, na igreja São João Batista, no Centro. A ação serviu para relembrar as contribuições dos homenageados para o município.
As atividades oferecidas pelo Centro de Convivência é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. O objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade. Além de incentivar a socialização e a convivência comunitária e a promoção de potencialidades, a partir das atividades realizadas em grupo.
O Centro de Convivência da Terceira Idade fornece aos participantes atividades como: grupos de convivência, oficinas, excursões turísticas e bailes temáticos, que têm por foco contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Quase 400 idosos estão inscritos nos grupos que realizam as atividades de segunda a quintas-feiras, à tarde, no Centro e nas quartas-feiras, à tarde, no bairro Três de Maio. Pessoas a partir dos 60 anos de idade podem ingressar nos grupos da Terceira Idade. Os interessados podem procurar o Centro de Convivência, na Rua Monteiro Lobato, no Centro.