Ontem, sexta-feira, 04/04, ocorreu a primeira reunião de alinhamento do projeto de reforma de uma das praças mais queridas pelos tubaronenses, a Praça Sete de Setembro, localizada no Centro de Tubarão. O encontro foi realizado no Facilita Tubarão e contou com a presença de representantes das entidades locais e do poder municipal.
Estiveram presentes os secretários de Indústria, Comércio e Serviços, Samuel Gonçalves da Silva, e de Planejamento e Urbanismo, Felipe Antunes Nascimento, além do secretário adjunto Elom Alano e o arquiteto Guilherme Henrique Darui, que representaram a prefeitura. Também marcaram presença os arquitetos Henry Oscar Demathé e Talita Formaeski, integrantes do Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Tubarão (Acit).
Fotos: DivulgaçãoPMT/Sulsc.com
Durante a reunião, foram retomadas as discussões iniciadas em 2024, quando uma pesquisa foi realizada em parceria entre a prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para identificar as demandas da população em relação à praça. A consulta revelou que a principal melhoria desejada pelos moradores era a inclusão de brinquedos para crianças. Em resposta a esse feedback, o Núcleo de Arquitetos da Acit começou a participar ativamente das discussões para desenvolver um projeto que atenda às expectativas da comunidade.
“O primeiro passo deste alinhamento é montar um conselho consultivo, onde esses arquitetos irão realizar uma consultoria do projeto com base nas expectativas da população”, explicou o secretário Felipe Nascimento.
O projeto ficará sob a responsabilidade da prefeitura em colaboração com a UniSul, com quem serão realizadas conversas para consolidar essa parceria. “O próximo passo é sentarmos com a Procuradoria-Geral do Município para nos calçarmos legalmente em torno destes passos que queremos dar na direção de termos uma Praça Sete aconchegante e atrativa para a população”, complementou Felipe.
Essa iniciativa representa um importante avanço para transformar a Praça Sete de Setembro em um espaço mais acolhedor e funcional para todos os cidadãos tubaronenses.
Fonte/Assessoria de comunicação PMT