Na celebração ao Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, comemorado no último sábado (07), o vereador de Tubarão, Everson Martins (PSD), apresentou na sessão da câmara de vereadores desta segunda-feira (09), uma proposta significativa para a valorização e inclusão social dessa categoria na cidade. A visa iniciativa de regularização de catadores por meio de cadastro na Prefeitura de Tubarão, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria. Segundo o vereador, a proposta não se limita apenas à valorização e inclusão social da categoria, mas também inclui incentivos para a formação de associações e cooperativas, proporcionando maior organização e segurança aos trabalhadores nessas entidades.
Divulgação/Sulsc
“São profissionais essenciais para a preservação ambiental e para a economia circular. Precisamos garantir que tenham acesso às melhores condições de trabalho e apoio institucional” , destacou o vereador.
Além da regularização, a proposta prevê a implementação de políticas de apoio técnico, capacitação e infraestrutura, promovendo a organização coletiva da categoria. A criação de cooperativas poderá facilitar o acesso aos benefícios sociais, aumentar o rendimento dos trabalhadores e fortalecer as atividades relacionadas à reciclagem no município.
Essa medida não apenas contribui para a geração de emprego e renda, mas também aumenta a eficiência da coleta seletiva e do reaproveitamento de resíduos, alinhando Tubarão aos princípios da sustentabilidade e da economia verde.
A proposta será apresentada nas próximas sessões da Câmara Municipal e deverá envolver um diálogo com os próprios catadores, garantindo que a iniciativa atenda às suas necessidades reais.
Acesse/boulevardfm98.com