Nesta sexta-feira, dia 13, Laguna estará em festa para celebrar seu padroeiro, Santo Antônio dos Anjos. O feriado municipal é um momento especial para os lagunenses e visitantes que se reúnem para expressar sua fé e tradição, pedindo bênçãos ao santo.
Santo Antônio, um dos santos mais venerados da Igreja Católica, é conhecido como o “santo casamenteiro”, sendo frequentemente invocado por aqueles que buscam ajuda para encontrar objetos perdidos e alcançar outras graças por meio de orações.
Um exemplo emocionante é a história de Gabriela Corso, que veio a Laguna para agradecer ao padroeiro após conseguir engravidar depois de 10 anos de tentativas sem sucesso. Durante uma das trezenas de Santo Antônio, ela descobriu que estava grávida no ano passado. “Eu prometi que, se tivesse uma gestação saudável, batizaria meu filho aqui na paróquia e o homenagearia com o nome dele”, contou emocionada após batizar o pequeno João Antônio.
Elvis Palma/Divulgação/Sulsc
“O Dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho em memória da sua morte, ocorrida em Pádua, na Itália, no ano de 1231”.
A festa em homenagem a Santo Antônio dos Anjos começou na época colonial, inicialmente consistindo apenas em procissões no dia do padroeiro, quando os fiéis se reuniam na igreja para abençoar a vila. A imagem de Santo Antônio que será exibida na procissão em Laguna foi esculpida em 1850 na Bahia.
A programação da 348ª Festa de Santo Antônio começa às 10h com a Santa Missa Solene em honra ao Santo Antônio dos Anjos, presidida pelo Bispo Dom Adilson Pedro Busin. Às 15h, será realizada a tradicional procissão motorizada com a benção dos veículos e entrega de lembranças. Às 19h30, acontecerá a 13ª Trezena em honra ao padroeiro, com a participação do Padre Edson Muller, de Tubarão. A festividade segue até domingo, dia 15 de junho.
Acesse/boulevardfm98.com