Em uma operação de resgate que mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, um cachorro que estava desaparecido há 11 dias foi encontrado e resgatado em uma encosta de risco na manhã desta terça-feira (22), em Morro Grande. O animal, que havia caído em um barranco de aproximadamente 40 metros de altura, estava vivo, mas em estado debilitado.
A questão foi acionada após obter informações sobre a possível localização do cão. A equipe se deslocou até o local e precisou progredir por cerca de 5 km em área de mata, seguindo uma trilha até chegar ao ponto onde o animal teria caído.
Utilizando técnicas de salvamento em altura, os bombeiros realizaram uma descida pela encosta. Na primeira tentativa, o cachorro não foi localizado. Numa segunda descida, no outro ponto, o animal foi avistado num patamar do barranco.
Com o cão visualizado, um novo sistema de cordas foi montado para que os bombeiros pudessem chegar até ele. Ao alcançarem o animal, constataram que ele estava vivo, mas visivelmente fraco e desidratado.
CBMSC/Divulgação/SulSC
Os bombeiros prestaram os primeiros socorros, alimentando e hidratando o cachorro. Em seguida, com o animal mais estabilizado, foi realizado o içamento por meio de cordas e a retirada segura do local.
Após o resgate, ele transportou o cão até a residência de seu tutor, em Morro Grande, onde foi deixado aos seus cuidados. A ação demonstra a dedicação dos bombeiros em salvar vidas, inclusive a dos nossos irmãos fiéis de quatro patas.