Com investimentos de R$ 3,7 milhões, o governador Jorginho Mello fez entregas para modernizar e agilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Catarina. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, foram repassados 12 motolâncias, cinco mil peças de uniformes aos profissionais e ainda aparelhos de ultrassom e ventiladores pulmonares nas Unidades de Suporte Avançado (EUA). A cerimônia ocorreu na tarde desta quarta-feira, 20, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis.
Com investimento de R$ 480 mil em cidades contempladas com duas motolâncias cada foram: Florianópolis, Palhoça, Chapecó, Blumenau, Criciúma e Balneário Camboriú.
Em até 20 dias o serviço estará ativo nestes municípios. Cada motocicleta é pilotada por um técnico de enfermagem, pois duas motos são acionadas juntas por possuírem equipamentos e medicamentos diferenciados. São utilizados para o atendimento pré-hospitalar (APH) em locais congestionados e de difícil acesso. A opção pela implantação do novo serviço ocorre devido à agilidade e eficiência.
As motolâncias estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados de saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. Servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (UBS) e das Unidades de Suporte Avançado (EUA).
Secom/Divulgação/SulSC
Tubarão, foi contemplado com 56 peças de uniformes — entre camisetas, macacões e jaquetas — para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Tubarão. Todos os 11 profissionais que atuam na unidade da Cidade Azul foram contemplados.
Os recursos para a aquisição dos uniformes são provenientes da emenda parlamentar da prefeitura de Lages e da ex-deputada federal Carmen Zanotto. A competência de adequada é do município, dentro do modelo de gestão tripartida (União, Estado e Município).
“ A entrega dos uniformes ao SAMU é uma ação importante, que valoriza nossos profissionais e garante mais segurança e identificação no atendimento. É um passo a mais no compromisso da Prefeitura com a qualidade da saúde e o respeito a quem está na linha de frente salvando vidas todos os dias ”, destacou o secretário de Saúde, Otávio Piva, que acompanhou a entrega.
Criciúma, o Samu receberá duas motolâncias que estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados de saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. Servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (UBS) e das Unidades de Suporte Avançado (EUA).
“ Uma moto será conduzida por um técnico de enfermagem. Ele estará equipado com uma mochila com materiais e medicamentos, avaliará o paciente e verá se é necessário o acionamento da ambulância. O objetivo é diminuir o tempo de espera, fazendo com que o atendimento seja o mais rápido possível, principalmente em virtude do trânsito “, destacou o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid Freitas.
“ Nós temos um compromisso com a saúde do catarinense. E o Samu realiza um trabalho fantástico no atendimento de urgência, então nada mais justo do que prestigiar esse serviço dando condições para que os profissionais entreguem o melhor para a população. Esse tipo de atendimento é preciso correr contra o tempo, por isso é tão importante ter as motolâncias e os aparelhos para exame ainda no local da ocorrência. O Samu merece e Santa Catarina mais ainda ”, resumiu o governador Jorginho Mello.