Ciclone, temporais e queda de granizo marcaram fim de novembro

O final de novembro foi marcado por um ciclone extratropical, temporais, chuva de granizo e geada, no Sul catarinense. O mês encerrou domingo (30), com temperaturas abaixo da média histórica e chuvas dentro do esperado.

Segundo o climatologista Márcio Sônego, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os termômetros surpreenderam e fecharam com média de 20,4°C, enquanto a projeção indicava 21°C. “As tardes foram mais frias que o normal, com 26°C em média. As noites, por outro lado, estiveram dentro da normalidade”, detalhou.

Conforme o especialista, o mês foi considerado frio para a agricultura e teve menos sol do que o esperado, o que consequentemente atrasou o crescimento das lavouras. “As plantações cresceram menores do que o normal, especialmente durante o dia, que é quando as plantas fazem fotossíntese”, observou.

De acordo com Sônego, a chuva registrou um volume total de 130 milímetros. “Foi uma precipitação ótima. Um evento que chamou a atenção foi o ciclone que ocorreu nos dias 7 e 8, quando choveu bastante. O vento teve rajadas fortes que chegaram a 80km/h”, relembrou.

Fonte: Engeplus

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top