São Silvestre: 500 mil copos de água usados pelos atletas serão reciclados

A tradicional corrida de São Silvestre, que acontece todo ano no dia 31 de dezembro, vai contar com a coleta e destinação correta dos copos de água usados pelos atletas. Durante a ocasião, o Movimento Plástico Transforma, realizará a ação de coleta dos copos plásticos de água utilizados pelos participantes. Esta será a quarta edição da iniciativa, que tem como parceiros a Fundação Cásper Líbero e a Yescom.

A estimativa é que ao longo dos 15 km do percurso da corrida sejam distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos. De acordo com os organizados, esses copos geralmente acabariam nas vias ou em lixeiras comuns, após o consumo. A equipe de coleta será responsável por garantir que os copos sejam descartados corretamente, para que assim possam ser encaminhados para a reciclagem.

A retirada do lacre de alumínio beneficiará a cooperativa de catadores YouGreen após a coleta dos resíduos. Já na Plastimil, eles fabricarão a resina reciclada, e finalizando o processo, a matéria-prima reciclada será transformada em novos produtos, que serão doados e retornarão à sociedade.

 

Aterro zero

São Silvestre
As mesas de Pernambuco – Foto: Movimento Plástico Transforma

Na última edição da ação, realizada em 2022, eles fabricaram 214 mesas e 420 cadeiras utilizando matéria-prima proveniente dos 190 mil copos plásticos coletados durante a corrida. O material beneficiou cerca de 682 crianças de escolas públicas de Pernambuco.

Em 2021, a ação transformou os 95 mil copos plásticos coletados e reciclados em 1.200 caixas organizadoras que beneficiaram aproximadamente 6.700 alunos de escolas públicas de São Paulo. Da mesma forma, em 2019, elas transformaram as embalagens em 1.800 lixeiras e doaram para escolas públicas das cidades de Jaguariúna e São Carlos, no Interior de São Paulo.

 

Fonte: Portal Sustentabilidade

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top