
A réplica histórica do barco Seival atracou em Laguna, na manhã desta quinta-feira (7), antecipando a magnitude da próxima reconstituição da Tomada de Laguna, que terá início na próxima quarta (13).
A embarcação entrou os molhes da barra ao lado do navio Itaparica, reencenando um episódio marcante de 1839, quando Giuseppe Garibaldi liderou a expedição que culminou na proclamação da República Catarinense.
Partindo da Barra do Ribeiro, próxima a Guaíba (RS), em 1° de março, a réplica do Seival navegou em direção ao Sul de Santa Catarina, onde será protagonista na reconstituição da Tomada de Laguna.
O professor Antônio Rodrigues está à frente da expedição, sendo ele o responsável pelo projeto de construção da réplica do barco usado por Garibaldi na histórica Tomada de Laguna. Agora, essa embarcação será utilizada no espetáculo que ocorrerá entre os dias 13 e 30 de março, no Centro Histórico.
Com uma tripulação de sete pessoas, o Seival chegou tranquilamente na manhã de hoje, após uma viagem que refez os passos de 185 anos atrás. A rota, trilhada após quase dois séculos, conduziu a embarcação utilizando o canal da Barra do Camacho, um percurso diferente do realizado por Garibaldi, que surpreendeu as forças imperiais que aguardavam neste ponto.









