Projeto Franca Austral planeja uma série de ações em Imbituba para o “Mês da Baleia”, mês onde ocorre o auge da temporada reprodutiva das baleias-francas no litoral brasileiro. As atividades acontecem na sede do ProFRANCA, localizada na Av. Atlântica, em Itapirubá. Durante o mês de setembro, aos sábados pela manhã será realizada a atividade Dia de Baleiólogo.
“É um programa interativo que proporciona ao público em geral uma vivência na rotina do nosso trabalho de monitoramento das baleias-francas, a partir de um ponto fixo. Uma metodologia utilizada no mundo todo em pesquisas com cetáceos”, explica Karina Groch, diretora do ProFRANCA.
Segundo ela, também é a oportunidade perfeita para conhecer os comportamentos da baleia-franca, sua área de uso e distribuição. “Além disso oferecemos um passeio pela maravilhosa trilha do Costão de Itapirubá”, completa Jerônimo Schmidt, coordenador do Centro de Visitantes.
Acontece também o projeto “Aprendendo com as baleias”, voltado ao público infantil e realizado no mesmo local, nos dias 10 e 24 de setembro (domingos), o programa consiste em oficinas, experimentos, jogos e brincadeiras educativas com a temática da baleia-franca da cultura oceânica, sempre entre 14h e 16h30.
“A ciência sempre cumpriu o papel de despertar a criatividade e curiosidade, além de promover a expansão da consciência em todos os públicos. Por isso colocamos as crianças em contato aos conceitos e metodologias científicas. Assim, fazemos a aprendizagem com as baleias ser ainda mais divertida” conta Schmidt.
Museu da Baleia Franca
Este ano o Museu da Baleia Franca foi reinaugurado e vem batendo recordes de visitação mês a mês. Escolas, turistas e moradores locais visitam o espaço que está cheio de histórias da presença da Baleia-Franca em Imbituba.
O espaço conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Os guias levam os visitantes a um passeio pela história dos cetáceos. O Museu da Baleia fica aberto de terça à sábado, das 9h às 17 horas. Para agendamentos e informações basta ligar para (48) 3255-0268.
Fonte: Pref. de Imbituba