Uma inspeção das tubulações de drenagem urbana por vídeo será contratada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão para ser executada na rede do município. O objetivo é indicar os trechos mais comprometidos no momento que precisam de intervenção da prefeitura.
Neste primeiro momento, a contratação será feita por meio de licitação emergencial, justificada pela urgência em diagnosticar as áreas mais críticas. Depois, a proposta é lançar outro processo mais completo, para indicar mais pontos da rede que precisam de melhorias e avaliações técnicas mais detalhadas, e também inspecionar as redes coletoras de esgoto sanitário.
Com o novo marco regulatório e adequação da lei de criação da agência, a AGR passa a regular o serviço de drenagem na cidade. Além da inspeção e mapeamento da rede, a agência também trabalhará na organização de regras para a análise de projetos para novos empreendimentos.
“A agência, como fiscalizadora, vai indicar onde a prefeitura tem que atuar nesse momento para reduzir os problemas de obstrução da rede e, consequentemente, diminuir os riscos de alagamentos”, destaca a Superintendente Geral Interina da AGR, Madelon Peters.