Um balanço foi divulgado pela estação meteorológica da Epagri, localizada na comunidade do Caeté. Os dados repassados mostram que em outubro, Gravatal, registrou quatro vezes mais chuva do que a esperada para todo o mês. Ao todo, foram mais de 360 mm de chuva.
Por conta disso, muitas comunidades sofreram com os estragos em pontes, estradas e acessos aos bairros. Em uma força-tarefa a Prefeitura de Gravatal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, trabalha para liberar o tráfego em pontos que ainda estão sem passagem.
Um exemplo desse esforço é na comunidade do São Roque. Desde a última semana, máquinas trabalham no local para criar uma passagem no acesso ao bairro pelo Barro Vermelho. Nesta terça-feira (7), pedras e aterro eram colocados no local. O objetivo, segundo o prefeito Clei Rodrigues, é que até o final da semana seja possível a liberação do tráfego na estrada principal.
Além disso, a Administração Municipal contratou mais uma patrola e outros equipamentos para dar suporte e celeridade a recuperação das estradas. “Trabalhamos incansavelmente para dar acesso e passagem às comunidades. Montamos, neste primeiro momento, duas frente de trabalho: uma no São Roque e outra no São Miguel”, esclarece o prefeito.
Clei destaca ainda que as equipes vão seguir com os trabalhos tanto nas regiões de morros, quanto nas regiões mais baixas. Ainda na manhã desta terça-feira, a passagem foi liberada no sentido Caeté para São Miguel.
“Isso vai acontecer da seguinte forma: uma patrola vai para a parte mais alta do Município como São Miguel, Sertão dos Medeiros e Baixadinha. Já a outra patrola vai para a parte mais baixa como no Riacho, Várzea das Canoas, Indaial, Ilhota e outros. Vamos seguir fazendo a manutenção das nossas estradas. O que está ao nosso alcance será feito e esperamos que o tempo colabore, para que todos possam transitar sem mais transtornos”, fala Clei.
Fonte: Pref. Gravatal