Na sexta-feira (17), uma área de baixa pressão atmosférica associada ao fluxo de calor e umidade do norte do país segue favorecendo a formação de áreas de instabilidade em Santa Catarina. Há condições para temporais com chuva intensa e volumosa, principalmente na metade sul do estado, com destaque para as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
O risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Temperaturas entre 30 e 35°C do Extremo Oeste ao Planalto Norte.
Já no sábado (18), a formação de uma nova frente fria, mantém as instabilidades intensas na metade sul do estado entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, com o avanço deste sistema, as chuvas também ganham força nas demais regiões catarinenses.
Há condições para temporais com rajadas de vento, chuva intensa e queda de granizo em todo o estado. Vale ressaltar que a chuva volumosa deve ficar concentrada nas áreas de divisa com o RS. O risco continua alto a muito alto para ocorrências associadas aos temporais e aos elevados volumes de chuva precipitados. Temperaturas se aproximam dos 40°C no Litoral Norte.
Fonte: Defesa Civil