Pintura de canteiro substitui tapete vermelho de Natal

Foto: Rafael Andrade/Sul SC

O trecho de cerca de 300 metros, do canteiro central na avenida Marcolino Marins Cabral, em Tubarão, pintado recentemente de vermelho em serviço contratado pela equipe da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) deu um ar ainda mais natalino na cidade, que deverá entrar para o livro dos recordes neste ano pela quantidade expressiva de luzes de Natal, já passam de 17 mil – estavam na meta 15 mil.

A questão da pintura avermelhada, que remete, pelo Código Nacional de Trânsito (CNT), a ciclofaixas ou ciclovias, chegou a ser questionada por alguns moradores e especialistas em trafegabilidade do município. O Sul SC ouviu as partes competentes, como o secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio, Evandro Almeida e o gerente de Trânsito no município, Charles Conceição, que disseram ser um ato provisório e específico ou alusivo à data festiva, não havendo quaisquer tipos de empecilhos de trafegabilidade ou mudança interpretativa direta a motoristas e pedestres.

O secretário informa que uma pintura banca ou acinzentada será aplicada pela CDL assim que forem recolhidos os enfeites natalinos. “Lógico que houve uma consulta prévia pelo órgão dos comerciantes e, após confirmar que não atrapalharia em nada o fluxo viário, então foi autorizado o serviço”, resume Evandro.

Charles emendou que ações específicas, como uma pintura recente no entorno de uma faixa de pedestres, para o alerta na campanha recente do Outubro Rosa, é o tipo de ação de conscientização provisória e que em nada interfere no bom andamento do trânsito em Tubarão, município que tem quase 110 mil veículos registrados, o que dá praticamente um por habitante. “Esta do Natal é algo mais festivo e que combina com a ocasião. Se levarmos ao pé da letra o que pode e não pode… Acredito que podemos entrar sempre em um consenso e agir no bom senso, afinal, somos uma cidade comercial e o Natal é uma das principais datas da economia da nossa cidade”, agrega Conceição.

Fernando Nandi, presidente da CDL local, destaca que a intenção, conforme projeto criado pela arquiteta Sofia Fretta, especialista em enfeites de Natal no país, seria a instalação de um tapete vermelho sobre alguns canteiros, mas, devido à previsão climática para este fim de ano, poderia não resistir de acordo, então, houve a opção da pintura no trecho entre as proximidades da rótula da antiga rodoviária até o semáforo da esquina do Banco do Brasil. “Muitas pessoas nos procuraram após a pintura até para elogiar, pois dá um ar mais alegre e chama atenção. Um fato importante é que as faixas brancas do meio-fio foram mantidas, que é por onde os motoristas se guiam ao volante. Lógico, no recolhimento dos enfeites natalinos e lâmpadas, entre os dias 10 e 15 de janeiro, então realizaremos uma pintura branca ou cinza no local, ou como for definido pela autoridade de trânsito, e por nossa responsabilidade de custos também”, garante o dirigente lojista.

 

Castelo de luzes

Um dos pontos áureos do Natal tubaronense será o grande castelo de luzes que está sendo montado ao lado da tradicionalíssima Casa da Cidade, também na avenida Marcolino. A chegada Do Papai Noel está prevista para o próximo dia 5. O convênio de investimento com a CDL é de R$ 689 mil da prefeitura, já repassados, e contrapartida da entidade comercial de até R$ 200 mil. “Nossa intenção é promover o melhor Natal que Tubarão já teve em toda sua história e buscar sempre mais a cada temporada”, acresce Nandi.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul SC.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ​

Scroll to Top