O sistema de alta pressão atmosférica, associado a massa de ar frio e seca de origem polar, contribui para um amanhecer com frio intenso e para formação de geada ampla pelo estado, nesta segunda-feira (1). Além de nevoeiros localizados, de acordo com a Defesa Civil, permanece também o risco moderado a alto para agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.
As temperaturas mínimas voltam a marcar valores negativos entre o Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte, com valores inferiores a -5/-7°C nos pontos mais frios da Serra. No Oeste, Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul e Grande Florianópolis, os termômetros variam entre 0°C e 6°C com valores pontualmente menores.
Nas demais áreas, marcas entre 4°C e 8°C. As máximas sobem um pouco mais em relação ao dia anterior, se aproximando dos 20°C. na maioria das áreas, com exceção das regiões mais serranas onde ainda ficam entre 13 e 15°C. Ao longo do dia, o sol predomina em todas as regiões. O mar segue agitado no Litoral Sul no período da manhã, mas com tendência de enfraquecimento no decorrer do dia.